terça-feira, 19 de maio de 2015

Resenha: Legend (A verdade se tornará lenda) por Marie Lu

Titulo Original: Legend

Autora: Marie Lu 

Editora: Rocco 

Paginas: 255 Ano: 2011

Classificação:
 
Compare & Compre
Sinopse: Nascida em uma família de elite em um dos bairros mais prósperos da República, June, de quinze anos, é um prodígio militar. Obediente, entusiasmada é comprometida com seu país, ela está sendo preparada para o sucesso nos círculos mais elevados da sociedade. Nascido nas favelas do setos Lake da República, Day, de quinze anos, é o criminoso mais procurado do país. Mas suas ações talvez não sejam tão mal-intencionadas quanto dizem. Originários de mundos completamente diferentes, os caminhos de June e Day poderiam jamais ter se cruzado. Porém, quando o irmão de June é assassinado e Day se torna o principal suspeito. 

Olá pessoal, eu estava tão ansiosa em compartilhar essa leitura com vocês, que nem tem a minima noção. Enfim, para quem nunca ouviu falar desse livro e agora leu a sinopse e tenham pensado que é meio clichê, só tenho um aviso para você: TIRA ISSO DA SUA CABEÇA, porque não é nenhum pouco clichê.

Enfim, vamos começar, estamos falando de um livro que é distopia, ele passa no ano de 2130 D.C, a onde o Estados Unidos se transformou na atual República da America. Uma coisa eu achei intrigante é que todas as crianças quando atinge a idade de dez anos, são submetidos a uma prova na qual avaliação máxima é de 1500 pontos. No qual a criança atinge o máximo conseguiria estudar numas das melhores universidades que a República oferece e seguiria a carreira militar, já aqueles que tiravam o minimo eram mandados para o ensino médio e numa universidade razoável. Os que eram reprovados eram mandados para o "campos de trabalho" que acabava nunca mais voltando para sua família. 

Alguns pais chegam a comemorar, porque a República lhes dá mil Notas, como um presente de condolências. Ganhar dinheiro e ter menos uma boca para alimentar? Que governo atencioso! - Day, Página 15.

Logo de cara, sabemos que Day é o criminoso mais procurado da República, por diversas infrações que ele cometeu. Mas existe uma pequena falha no sistema, no qual eles sabem que Day existe, mas nunca souberam como ele é e de onde ele veio. Mas percebemos as características muito forte desse personagem, de como é esperto e muito calculista e sabe viver pelas ruas sem ser percebido. 



Minha mãe costumava ter a esperança de que eu renasceria de minhas humildes raízes, de que me tornaria bem-sucedido, e até famoso. Famoso eu sou, mas não da forma que ela tinha em mente. - Day, Página 27


Mas depois conhecemos a June, uma jovem muito inteligente que tem uma personalidade muito forte. Não pensa duas vezes ao demonstrar sua coragem e sua audácia nas suas "pequenas" loucuras. Mas sempre foi o melhor que muitos jovens da sua universidade. Sua família resume ao seu irmão mais velho Matias um jovem de dezenove anos. Mas tudo muda, porque ele foi cumprir uma missão matinal, enfim, Matias foi assassinado, e o suspeito é o Day. E quem ficou encarregada encontra-lo foi a própria June.




"Vou perseguir você até o inferno. Vou vasculhar as ruas de Los Angeles à sua procura. Se preciso, vou procurar em todas as ruas da República. Vou enganar você, usar de truques, mentir, fraudar, roubar para encontrar você, atraí-lo para que saia do seu esconderijo, e persegui-lo até você não ter mais para onde fugir. Estou fazendo um juramento: sua vida é minha." - June, Página 45. 


Bom como pode se prevê sabemos que a qualquer momento poderiam se encontrar, mas nunca pensei que seria tão rápido, mas ao mesmo tempo tão encantador, porque acabou existindo uma ligação entre os personagens. Mas June não sabia que era o Day, e nem o próprio Day sabia que ela era a pessoa que estava a procura dele. Complicado né?




É uma tentação muito grande. Neste momento tudo em que penso é no que eu daria pela oportunidade de beijá-la ou passar os dedos por seu cabelo negro. - Day, Página 99.


Mas sabe né, a felicidade de pobre dura pouco. Enfim, June descobre que o garoto pelo qual se apaixonou era o a ultima pessoa que queria se apaixonar.
Mas June acaba sendo profissional, e como prometido entregou o Day. Mas ela acaba vendo o meio onde vive num outro ponto de vista e tudo começa mudar novamente.
Pessoal, a Marie Lu soube muito bem escrever esse enredo. Para deixar mais claro, os capítulos não são numerados, e sim separados por ponto de vista entre Day e June, são pequenos capítulos mas é sempre uma adrenalina após a outra. E também é dividida em duas partes. Não fiquei com aquele meu trauma, de dois personagem narrando a mesma historia, ficou claro que eram duas personalidade muito parecida, mas não eram a mesma pessoa.

[...] mas às vezes parece que somos a mesma pessoa, nascidas em dois mundos diferentes. - June, Página 252

Mas confesso que me entreguei para historia. E estou muito ansiosa para ler os próximos livros. Pesquisei mais, sobre o livro, e esses desenhos que postei durante a resenha foi a própria autora que fez, legal né? 
Sem falar que existe uma possível adaptação para os cinema. Vou ficar muito feliz em ver essa historia nas telinhas. 

Enfim, espero que tenham gostado. Beijos até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...