quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Resenha: Insurgente por Veronica Roth

Titulo Original: Insurgent
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Gênero: Aventura, Distopia, Ficção científica e Ação

Paginas: 511. Ano: 2012
Classificação: ★ ★ ★ ★ ★ 

Sinopse: Uma escolha pode ter transformar- ou destruir. Mas toda escolha carrega consequências, e, enquanto uma sensação de inquietação assola as facções ao seu redor, Tris Prior precisa persistir em sua tentativa de salvar as pessoas que ama – e a si mesma – ao lidar com questões relacionadas à magoas, e ao perdão, à identidade e à lealdade, à politica e ao amor.
O fim da iniciação de Tris deveria ter sido marcado por celebração e vitória com sua nova facção; no entanto, o dia resultou em horrores inimagináveis. Agora, à medida que o conflito entre as facções e suas ideologias cresce, a guerra se aproxima. 


E, em tempos de guerra, partidos precisam ser tomados, segredos e vão emergir e as escolhas se tornarão ainda  mais irrevogáveis – e poderosas. Modificada por suas próprias decisões, mas também por uma devastadora sensação de magoa, e de culpa, descobertas radicais e relacionamentos em transformação, Tris precisa aceitar por completo a sua Divergência, mesmo que não saiba exatamente o que pode perder ao fazer isso. 



Quem não leu o Divergente ou pelo menos não viu o filme, eu sugiro que veja ou leia para acompanhar a historia do insurgente, porque esse livro da a continuação do Divergente.
Quando eu terminei de ler esse livro, eu fiquei muito tempo pensando como eu iria escrever essa resenha sem deixar algum spoiler vazar. Quando eu terminei o divergente, no outro dia já comecei a ler o insurgente, - por mais que a minha leitura tenha durado três dias – esse livro me fez me envolver ainda mais que o primeiro.

 seus olhos são escuros, com um tom peculiar de azul, capazes de fazer sumir todo o restante do refeitório, de me confortar, mas também de me lembrar de que estamos mais distantes um do outro do que eu gostaria que estivéssemos. - Página. 302

Os capítulos são repletos de ação, perigo, magoa, angustia e tristeza, reconciliação, guerra, desencontro, eu acho que foi mais palavras negativas do que positivas que eu falei né? Mas foi exatamente isso que a Tris passou. Eu pensei que não sentiria tantas emoções como eu senti no primeiro livro, mas me enganei.





A Veronica conseguiu me acurralar na historia e me da uma passagem só de ida para as emoções que a Tris sente. Nesse livro mostra mais segredos profundos sobre o Quatro e principalmente o segredo que os pais de Tris morreram para salvar. E é claro que a Tris não deixou a pulga ficar incomodando atrás da orelha, e então deu as costas para todos e seguiu a sua intuição. Teve momentos nos capítulos que eu pensei que era o fim, mas dai a Veronica me surpreendia com uma nova possibilidade.

Ele é meu irmão, mas quero despedaçá-lo. No entanto, em vez de tentar fazer isso, acabo me sentando novamente. Nunca conseguiria feri-lo o suficiente para fazer com que sua traição parasse de doer em mim. E ela dói em todas as partes do meu corpo. - Página. 361 
Fiquei varias vezes com raiva da Tris por tomar decisões precipitada, mas ela é assim, mas o que me anojava mesmo era o Quatro. VOU OUVIR MUITO AQUI. Mas como eu já tinha falado quem realmente esteve do lado da Tris quando todos deram as costas para ela foi Uriah, não estou dizendo que o Uriah deveria ser o par romântico de Tris, mas estou dizendo que ele a compreendia, ao contrario de Christina e Quatro fazerem isso. E sei que as pessoas são diferentes e é isso que Veronica aponta nessa historia, por mais que eu não aceite, o Quatro é o par quase perfeito para Tris.

 Descobri que as pessoas são compostas de camadas e mais camadas de segredos. Você pode achar que as conhece, que as entende, mas seus motivos serão sempre ocultos, enterrados em seus próprios corações. Você nunca as conhecerá de verdade, mas às vezes decide confiar nelas. - Página. 494

Tris vai conhecer novo mundo, vai ter que enfrentar seu medo, vai ter que lidar com a morte, vai ter que lidar com a traição da ultima pessoa que ela esperava fazer isso, vai ter confiança em outras pessoas, vai querer saber o segredo custe o que custar, vai salvar a vida das pessoas que ama, vai se reconciliar com o Quatro e a Christina.



Parece pouco o que falei, mas me segurei muito pra falar o que eu li, o que eu senti, o porque eu senti, esse livro é repleto de emoções fortes, que você tem que parar um pouco para tomar o folego e seguir em frente.

A Veronica conseguiu me conquistar mais ainda com esse livro, quando chegou o livro e quando eu tinha visto na internet, já tinha achado diferente essa capa, mas pode ter certeza quando você ler essa historia vai entender o que significa a capa.

Se você não leu esse livro, eu recomendo. Porque aqui esclareceu muita coisa do primeiro livro, e abriu uma lacuna muito grande para o próximo livro que é o maior segredo revelado na historia.

Então até a próxima leitura pessoal! beijos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...