quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Resenha: Convergente por Veronica Roth

Titulo Original: Allegiant.
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Gênero: Aventura, Distopia, Ficção científica e Ação

Paginas: 526. Ano: 2013

Classificação:     

SinopseA sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. Portanto, diante da chance de explorar o mundo além dos limites que ela conhecia, Tris não hesita. Talvez, assim, ela e Tobias possam ter uma vida simples e nova juntos, livres de mentiras complicadas, lealdades suspeitas e memórias dolorosas.
No entanto, a nova realidade de Tris torna-se ainda mais alarmante do que aquela deixada para trás. Antigas descobertas rapidamente perdem o sentido. Novas verdades explosivas transformam os corações daqueles que ela ama. 
Então, mais uma vez, Tris é obrigada a compreender as complexidades da natureza humana – e a si mesma - , enquanto convergem sobre ela escolhas impossíveis que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. 

Para que nunca ouviu falar do livro, sugiro que leia Resenha Divergente e a Resenha Insurgente para vocês terem mais ou menos ideia do que estou falando, mas caso você já leiram tanto o livro como a resenha, sejam bem vindos.

Antes de começar eu vou ser sincera com vocês, quando eu terminei de ler o insurgente eu fiquei com cede de querer a continuação, que no mesmo dia que eu terminei logo comecei a ler o convergente, - que no caso levei quatro dias para ler esse livro – porque depois do primeiro capitulo da Tris, o próximo seria do Tobias, e tudo o que eu tinha pensado se concretizou. Sim eu escutei spoiler sobre a Tris, mas me recuso a falar para vocês que não leiram e também porque eu me decepcionei muito. Não é sempre que eu me apego a uma personagem.

Algumas pessoas disseram que não tem diferença no modo de pensar e agir da Tris e do Tobias, mas eu discordo porque dês do primeiro livro mostra que os dois são cabeças duras, mas a Tris seguiu mais a sua intuição do que o Tobias que seguiu aquele ego enorme. ¬¬ que foi o que pareceu quando eu li esse livro, talvez mude de pensamento quando eu for ler o Quatro, mas por enquanto, vou recusar o máximo possível.

"Quando o corpo dela atingiu a rede pela primeira vez, tudo o que eu vi foi um borrão cinza. Eu a puxei pela rede, e sua mão era pequena, mas morna. E então ela ficou em pé diante de mim, pequena, magra, simples, e comum em todos os sentidos, exceto pelo fato de que havia pulado primeiro. A Careta havia pulado primeiro. Nem eu pulei primeiro. Os olhos dela eram tão firmes, tão insistentes. Lindos. -Página. 484."





Cada capitulo que eu entrava no pensamento de Tris me sentia confortável, mas quando entrava nos capítulos do Tobias me sentia estranha sei lá. Eu me recusei a ler o livro por varias horas e por isso que eu demorei tanto pra ler esse, coisa que eu tinha pensando que o devoraria de um dia pro o outro, mas não foi o que aconteceu.

E novamente o Tobias não confiou na Tris de novo, e às vezes me perguntou por que ela ama tanto ele, mas dai eu percebi que a mesma atitude que ela teve, ele teve também. Parece que os dois são os reflexos um do outro, mas as atitudes completamente diferentes.

"Amo o meu irmão. Eu o amo, e ele está tremendo de medo diante da perspectiva de morrer. Eu o amo e tudo o que consigo pensar, tudo o que consigo ouvir em minha mente, são as palavras que eu disse para ele há alguns dias: Eu nunca o levaria à sua própria execução. - Página. 415."




Nesse livro foi fechado todas a lacunas que os outros livros tinham aberto. E sinceramente a Veronica me ganhou de novo, a forma como a narrativa flui é tão bom que você vive a historia também, aposto que todos devem saber que os personagens que eu mais me apeguei não tiveram o final que eu queria, mas acredito que foi o melhor para os dois. Não tenho raiva do Caleb porque eu faria a mesma coisa pelo meu irmão. Mas se o Tobias parenta nunca ter se recuperado, eu muito menos. 

Muitas pessoas vão descordar de mim, mas pocha eu acho que me coloquei no lugar de Veronica como autora, e consegui realmente entender o que ela transmitiu!


Confesso que em cada livro quando existia uma perda eu chorava, sou muito chorona, e leio intensamente os meus livros, e novamente confesso que chorei escrevendo essa resenha. Eu realmente recomendo que leia, dês do primeiro livro, o filme não foge muito contesto da historia. Então eu recomendo também.

E como vocês perceberam não falei muito, e nem vou falar, porque é impossível falar o que acontece nesse livro sem contar nenhum spoiler, espero que essa minha resenha tenha atiçado um pouco a sua curiosidade pela leitura, porque cai entre nós, cada um pensa diferente e interpreta diferente as coisas, mas o que conta mesmo é a sua opinião própria, e então essa é a minha opinião! Deixe um comentário da sua opinião da historia, vou ficar muito feliz em saber! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...